Como formar a diretoria da igreja? Essa é uma dúvida muito comum entre pastores e líderes de todas as partes do país.
Esse tipo de dúvida é comum, pois na qualidade de organização religiosa e entidade sem fins lucrativos, as igrejas precisam de um estatuto e de uma diretoria colegiada composta por alguns membros.
Por sinal, a constituição de uma diretoria colegiada é um dos requisitos básicos para o registro e legalização das igrejas perante o Cartório de Pessoas Jurídicas e demais órgãos competentes.
De acordo com o costume e a exigência da maioria dos cartórios, as diretorias das igrejas precisam ser compostas por 6 cargos:
- Pastor Presidente;
- Vice Presidente;
- 1º Tesoureiro;
- 2º Tesoureiro;
- 1º Secretário;
- 2º Secretário.
No entanto, é importante destacar que em alguns estados do país, permite-se que os membros da diretoria acumulem cargos, reduzindo assim, o número total de membros na diretoria, exigidos para legalização das igrejas.
Por sua vez, em alguns estados, também é possível constituir diretorias menores, com apenas três membros: Pastor Presidente, 1º Tesoureiro e 1º Secretário.
Dito isso, vamos seguir em frente e fornecer mais informações, esclarecendo dúvidas comuns sobre como formar a diretoria da igreja.
Como escolher os membros da diretoria da igreja
A escolha dos membros da diretoria de uma igreja é uma responsabilidade e prerrogativa do pastor presidente.
Durante o processo de escolha, é fundamental que o pastor reflita bastante antes de escolher aqueles que ocuparam cada cargo, levando em consideração que as funções são de extrema confiança.
Recomenda-se, que os membros da diretoria tenham reputação idônea, professem a mesma fé e estejam dispostos a caminhar juntos em uma mesma direção e conjunto de objetivos.
Os membros da diretoria devem trabalhar em unidade para o bom andamento da obra, colaborando com o pastor presidente, zelando pelo fiel cumprimento dos ordenamentos bíblicos e colaborando para o crescimento da organização religiosa da qual fazem parte.
Quais são as atribuições dos membros da diretoria de uma igreja?
Quando o assunto é como formar a diretoria da igreja, uma dúvida comum dos pastores e futuros membros da diretoria, diz respeito às atribuições e funções de cada integrante.
Em meio a esse tipo de dúvida, precisamos esclarecer, que na prática, as atribuições dos membros da diretoria variam de igreja para igreja e são descritas no Estatuto Social aprovado na assembleia de membros.
No entanto, para que não restem dúvidas, vamos apresentar as principais atribuições para cada cargo.
Atribuições do Pastor Presidente: São atribuições comuns aos que ocupam o cargo de pastor presidente:
- Representar a IGREJA judicial e extrajudicialmente;
- Cumprir e fazer cumprir o estatuto e regimentos internos;
- Convocar e presidir reuniões da Diretoria e a Assembleia Geral de Membros;
- Dirigir e supervisionar as atividades da igreja.
Atribuições do Vice-Presidente: São atribuições comuns aos que ocupam o cargo de Vice-Presidente:
- I – Secretariar em conjunto com o 1º Secretário as reuniões da Assembleia e Diretoria;
- II – Substituir o Presidente na sua ausência.
Atribuições dos Secretários: São atribuições dos secretários:
- Secretariar as reuniões da Assembleia Geral e da Diretoria;
- Redigir atas;
- Organizar os controles, arquivos, livros e atividades da secretaria.
Atribuições dos Tesoureiros: Por fim, compete aos ocupantes do cargo de Tesoureiro:
- Contabilizar os dízimos, ofertas e demais recursos recebidos pela IGREJA, mantendo em dia sua escrituração;
- Controlar e realizar pagamentos;
- Acompanhar e supervisionar os trabalhos de contabilidade da igreja;
- Manter relatórios de despesas e receitas atualizados;
- Apresentar relatório financeiro para ser submetido à Assembleia Geral;
- Elaborar a proposta orçamentária para o próximo exercício;
- Conservar e zelar pelos documentos relativos à tesouraria;
- Assinar em conjunto com o Presidente, os cheques e demais obrigações financeiras assumidas pela IGREJA.
Conselho Fiscal: Minha igreja está obrigada a ter um?
Não há qualquer previsão legal que obrigue as igrejas a constituir e manter um Conselho Fiscal, no entanto, em algumas organizações religiosas, o conselho é incluído na estrutura organizacional pelo Estatuto Social.
Quando presente no estatuto social, cabe ao conselho fiscal, fiscalizar as movimentações financeiras e contábeis da igreja, incluindo:
- Examine de documentos e livros de escrituração da entidade;
- Exame do balanço e demais relatórios apresentados pelo Tesoureiro;
- Emissão de parecer sobre a aquisição, alienação e oneração de bens da IGREJA.
Documentação dos membros da diretoria
Para elaboração do Estatuto Social e seu respectivo registro no Cartório de Pessoas Jurídicas, os membros da diretoria devem fornecer alguns documentos, incluindo:
- RG ou CNH;
- CPF;
- Comprovante de Residência.
Por sua vez, além dos documentos de cada membro da diretoria, o registro da organização religiosa em cartório exigirá:
- Estatuto Social da Igreja assinado pelo Presidente;
- Ata de Fundação assinada pelos participantes da reunião;
- Informações sobre o estado civil e profissão de cada um dos membros da diretoria;
- Identificação da posição que cada um dos membros ocupará na diretoria;
- Cópia do IPTU referente ao imóvel onde será instalada a igreja.
Como abrir uma igreja? Preciso de contador?
Agora que você já sabe como formar a diretoria da igreja, confira um resumo com o passo a passo para abrir uma igreja no Brasil:
- Contrate uma contabilidade especializada na abertura de igrejas;
- Elabore o Estatuto Social da igreja;
- Constitua uma diretoria e elabore a Ata de Fundação;
- Faça uma consulta de viabilidade;
- Separe os documentos necessários para abertura da igreja
- Registre a igreja no Cartório de Pessoas Jurídicas;
- Solicite a emissão do CNPJ;
- Solicite a emissão do Alvará de Localização e Funcionamento;
- Emita a Licença do Corpo de Bombeiros.
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