Buscando informações sobre os trâmites para abertura de igreja na Bahia? Se a sua resposta foi sim, saiba que você chegou ao lugar certo para esclarecer suas dúvidas.
Neste conteúdo, a ICTUS Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em igrejas, vai listar e responder as principais dúvidas sobre a abertura de igrejas, dos documentos ao passo a passo.
Para conferir o que separamos para você, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Documentos para abertura de igreja na Bahia
Quando o objetivo é a abertura de igreja na Bahia, uma dúvida comum é a que diz respeito a documentação necessária para o registro e legalização da organização.
Sendo assim, veja quais são os documentos necessários:
- Estatuto Social da igreja assinado pelo presidente;
- Ata de Fundação assinada pelos participantes da reunião;
- Cópias do RG, CPF de todos os que compõem a diretoria;
- Cópias do comprovante de residência de todos os que compõem a diretoria;
- Informações sobre o estado civil e profissão de cada um dos membros da diretoria;
- Identificação da posição que cada um dos membros ocupará na diretoria;
- Cópia do IPTU referente ao imóvel onde será instalada a igreja.
O que é estatuto social na abertura de igreja?
O estatuto social é um documento obrigatório para constituição de igrejas e seu respectivo registro em cartório.
Na prática, ele estabelece regras e diretrizes que vão governar a gestão, a administração, os membros, os direitos e os deveres, entre outros aspectos relevantes da igreja.
Dentre os itens que compõem um estatuto social, podemos destacar:
- Objetivo e finalidade: Define o propósito da igreja, a missão e os valores.
- Sede: Estabelece o local de instalação e funcionamento da igreja.
- Membros: Descreve como alguém pode se tornar um membro, bem como, quais são os direitos e deveres dos membros.
- Organização interna: Define os órgãos da igreja (por exemplo, conselho administrativo, diretoria), sua composição, como são eleitos, suas responsabilidades e poderes, e como tomam decisões.
- Administração e representação: Define quem tem o poder de representar a igreja, assinar documentos, fazer transações financeiras, entre outros.
- Dissolução da igreja: Descreve as circunstâncias sob as quais a igreja pode ser dissolvida e o que aconteceria com seus ativos nesse caso.
- Disposições gerais: Trata de qualquer outra regra ou diretriz que seja relevante para o funcionamento da igreja.
Ao criar um estatuto para abertura de uma igreja na Bahia, é muito importante que o documento seja elaborado com cuidado e atenção aos detalhes.
O que é ata de fundação na abertura de igreja?
A ata de fundação é um documento importante na abertura de uma igreja ou qualquer outra entidade associativa.
Na prática, a ata em questão, registra oficialmente a reunião de fundação da igreja, detalhando todas as decisões tomadas durante essa importante reunião.
Veja o que não pode faltar em uma ata de fundação para igrejas:
- Data, hora e local: A ata deve começar especificando quando e onde a reunião de fundação ocorreu.
- Objetivo da reunião: Um breve resumo do propósito da reunião, que, neste caso, é fundar a igreja.
- Discussões principais: Um resumo das principais discussões que ocorreram durante a reunião, incluindo questões levantadas, propostas apresentadas e aprovadas.
- Assinaturas: A ata termina com as assinaturas das pessoas que estiveram presentes na reunião. Isso serve como uma confirmação de que eles concordam com o conteúdo da ata e as decisões tomadas.
Depois que a ata de fundação é redigida, assinada e registrada em cartório, ela serve como um registro oficial do nascimento da igreja.
Dúvidas com relação aos documentos para abertura de igreja na Bahia? Entre em contato conosco e receba a orientação do nosso time de especialistas.
Qual o custo para abertura de igreja na Bahia?
Um dos itens que sempre entra em pauta quando o assunto é a abertura de igreja na Bahia, é o que diz respeito aos custos com o processo de registro e legalização.
Diante desse tipo de dúvida, esclarecemos que em via de regra, os custos para abertura de igrejas são os seguintes:
- Honorários do escritório de contabilidade;
- Aquisição de certificado digital;
- Taxa de registro no cartório de pessoas jurídicas;
- Taxa de licenciamento no Corpo de Bombeiros.
Para saber mais e obter um orçamento detalhado para abrir uma igreja com economia, entre em contato conosco e conte com as condições facilitadas da ICTUS Contabilidade.
Qual o prazo para abertura de igreja na Bahia?
O prazo necessário para abertura de igreja na Bahia varia em função de uma série de fatores, como por exemplo, a celeridade da igreja, na aprovação do seu estatuto social, a especialidade da contabilidade contratada e a agilidade dos órgãos envolvidos.
Sendo assim, normalmente são necessários cerca de 90 dias para que uma igreja seja completamente constituída e legalizada. No entanto, em alguns casos, é possível finalizar o processo em menos tempos.
Como abrir uma igreja na Bahia
Abrir uma igreja na Bahia é muito simples. Basicamente, você precisará providenciar os documentos que listamos em um dos tópicos anteriores.
Por sua vez, com a documentação em mãos, a contabilidade ficará responsável por cuidar do processo de abertura e legalização da igreja, o que inclui:
- Realização da consulta de viabilidade na Prefeitura;
- Registro no Cartório de Pessoas Jurídicas;
- Emissão do CNPJ na Receita Federal;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento na Prefeitura.
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A ICTUS Contabilidade atende igrejas de todas as partes do país, fornecendo assessoria completa, o que inclui:
- Abertura e legalização da igreja;
- Elaboração do livro caixa e do balanço anual.
- Registro e admissão dos funcionários;
- Cálculo da folha de pagamento;
- Entrega de declarações exigidas pelo fisco;
- Elaboração do balanço contábil;
- Dentre outros itens importantes.
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