A Ata de Fundação da igreja é um dos documentos necessários para a constituição de uma igreja e o seu respectivo registro em cartório.
Este documento é de grande importância, porque ele serve como uma prova da existência da igreja e além disso, registra os acontecimentos e decisões da assembleia de constituição da organização.
A Ata de Fundação é uma peça fundamental para a história da igreja e também para a sua legalização, pois ela inclui informações sobre os fundadores e demais pessoas presentes, bem como sobre a eleição da diretoria, a data e hora da reunião, e outros itens importantes.
Se você pretende abrir ou legalizar uma igreja, mas possui algum tipo de dúvida com relação a ata de fundação, outros documentos e trâmites, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
A ICTUS Contabilidade possui mais de 13 anos de experiência na prestação de serviços contábeis e de legalização para igrejas, e vai esclarecer suas dúvidas.
Como fazer a ata de fundação de uma igreja
Para ajudar você a entender mais sobre o assunto e esclarecer suas dúvidas, na sequência, vamos listar as etapas para a elaboração da Ata de Fundação de uma igreja:
- Reunião dos fundadores: É importante que todos os fundadores estejam presentes na reunião para discutir e decidir sobre as informações que serão incluídas na Ata de Fundação.
- Definir o nome da igreja: O nome da igreja deve ser escolhido cuidadosamente e registrado na Ata de Fundação.
- Identificar os fundadores: É importante incluir na Ata de Fundação a identificação dos fundadores da igreja, incluindo nome completo, endereço e outras informações relevantes.
- Definir o propósito e crenças da igreja: A Ata de Fundação deve incluir uma declaração clara e concisa sobre o propósito e as crenças da igreja.
- Estabelecer o estatuto da igreja: A Ata de Fundação também deve incluir a aprovação do estatuto da igreja, que deve ser elaborado com cuidado e detalhadamente para incluir as regras e regulamentos que governarão a organização.
- Assinar e registrar a Ata de Fundação: Uma vez elaborada, a Ata de Fundação deve ser assinada por todos os fundadores e registrada no cartório de pessoas jurídicas.
Lembre-se de que a Ata de Fundação é um documento importante e deve ser elaborado com cuidado e atenção aos detalhes. Por isso, é recomendável buscar orientação especializada para garantir a validade do documento.
Qual a diferença entre Ata de Fundação e Estatuto Social
A Ata de Fundação e o Estatuto Social são dois documentos importantes para uma instituição, incluindo igrejas, mas servem propósitos diferentes.
Ata de Fundação: Basicamente, a Ata de Fundação é um documento que registra e narra os fatos que ocorreram na reunião de constituição da igreja e aprovação do seu estatuto.
Conforme já mencionado, ela inclui informações importantes, incluindo:
- Nome completo e endereço dos fundadores;
- Nome da igreja e sua finalidade;
- Data, hora e local de realização da reunião;
- Nome e assinatura de todos os presentes;
- Eleição e membros que vão compor a diretoria;
- Além de outras informações relevantes.
Estatuto Social: Já o Estatuto Social é um documento que define as regras e diretrizes que governarão a igreja. Ele é mais detalhado e inclui informações completas sobre a organização interna da instituição, as responsabilidades dos membros, as formas de eleição de líderes, entre outros aspectos importantes para o funcionamento de uma igreja.
Dentre as informações que não podem faltar neste documento, podemos destacar:
- A denominação, os fins, a sede, o tempo de duração e o fundo social, quando houver;
- O nome e a individualização dos fundadores ou instituidores, e dos diretores;
- O modo por que se administra e representa, ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente;
- Se o ato constitutivo é reformável no tocante à administração, e de que modo;
- Se os membros respondem, ou não, subsidiariamente, pelas obrigações sociais;
- As condições de extinção da pessoa jurídica e o destino do seu patrimônio, nesse caso.
Em síntese, podemos dizer que a Ata de Fundação da igreja registra a reunião de constituição oficial da mesma, enquanto que o Estatuto Social define as regras e regulamentos que regem o seu funcionamento.
Na prática, ambas as peças são importantes para garantir a validade e integridade da organização, bem como para o seu registro no cartório de pessoas jurídicas.
Como registrar uma Ata de Fundação da igreja em cartório
Para registrar uma Ata de Fundação de igreja em um cartório, siga os seguintes passos:
- Prepare a Ata de Fundação: Elabore e a Ata de Fundação conforme instruções do tópico anterior e recolha as assinaturas de todos os presentes.
- Escolha o cartório: Escolha o cartório onde deseja registrar a Ata de Fundação. Normalmente, o cartório mais próximo da igreja é a opção mais conveniente.
- Leve os documentos necessários: Leve a Ata de Fundação assinada pelos fundadores, além de um documento de identificação dos representantes da igreja que irão assinar o registro.
- Pague as taxas: As taxas para o registro da Ata de Fundação variam de acordo com o estado ou município, por isso é importante verificar antes de ir ao cartório.
- Registre a Ata de Fundação: Entregue a Ata de Fundação e os documentos necessários ao funcionário responsável, que irá registrá-los e assinar o comprovante de registro.
Vale destacar que o processo de registro pode variar de acordo com o estado ou município, por isso é importante verificar as exigências específicas antes de ir ao cartório.
Contabilidade para abertura de igrejas
Elaborar uma Ata de Fundação, aprovar um Estatuto e registrar ambos em cartório, bem como obter outros documentos importantes para o funcionamento de uma igreja, como o CNPJ e o Alvará de Funcionamento, pode não ser uma tarefa fácil.
No entanto, a boa notícia é que você não precisa ficar preso às burocracias, ao escolher uma contabilidade especializada em igrejas e que lhe auxilie durante todo o processo.
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