Entender a importância do nome da igreja é fundamental para o líder e pastor que pretende iniciar um Ministério. Sabemos que muitos não se preocupam da forma que deveriam com este passo, fato que nos motivou a desenvolver este artigo.
Quando o assunto é a abertura e legalização de igrejas, o pastor precisa tomar algumas decisões importantes, sendo a escolha do nome da igreja uma delas.
Sem dúvida alguma, podemos afirmar que este processo de escolha é fundamental, tanto para fins jurídicos e de legalização, como também espiritualmente.
Em muitas ocasiões, alguns líderes e pastores acabam escolhendo nomes que não são levados a sério e que por vezes podem fazer com que a igreja seja alvo de zombarias.
Em outros casos, os líderes e pastores não tomam o cuidado devido e acabam escolhendo um nome de igreja que já é utilizado na sua região, resultando na não aprovação do registro da organização religiosa no cartório e na prefeitura.
Importância e como escolher o nome da igreja?
Precisamos reconhecer e conferir a devida importância para o nome da igreja, levando em consideração que o mesmo acompanhará permanentemente a organização.
Sabendo disso, aqui na ICTUS Contabilidade o nosso time auxilia pastores e líderes de Ministérios de todas as partes do Brasil na escolha do nome das suas igrejas, mas isso apenas não é suficiente.
Antes de abrir e registrar uma igreja, o líder precisa meditar na palavra, orar e buscar em Deus um nome que seja bem visto aos olhos do Senhor. Busque inspiração!
Tenha com a sua igreja, o mesmo cuidado que você teria para escolher o nome de um filho seu, redobre seus cuidados, lembrando-se sempre de que tudo o que é feito para Deus precisa ter excelência.
Na Palavra de Deus, podemos encontrar diversos versículos que nos demonstram e alertam que as coisas no Reino de Deus precisam ser feitas com excelência:
“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.”
Colossenses 3:23
“Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade;”
Tito 2:7
“No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.”
João 4:23
“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.”
2 Timóteo 2:15
“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”
Filipenses 4:8
Por sua vez, agora que você já sabe como escolher e a importância do nome da igreja, podemos avançar neste conteúdo e apresentar um passo a passo para abertura e legalização de igrejas.
Como escolher o nome e como abrir uma igreja [Passo a Passo]
De acordo com a legislação em vigor, o processo para abrir uma igreja é composto por algumas etapas, incluindo:
- Escolha do nome da igreja;
- Escolha da contabilidade e consulta de viabilidade;
- Separação dos documentos;
- Registro no Cartório de Pessoas Jurídicas;
- Inscrição no CNPJ junto à Receita Federal;
- Emissão do Alvará de Localização e Funcionamento.
Na sequência, veremos mais detalhes sobre cada etapa do processo para abertura de igrejas, esclarecendo as principais dúvidas que possam surgir em relação ao assunto.
1.Escolha do nome da igreja
Quando o assunto é a abertura de uma igreja, a escolha do nome é uma das primeiras decisões que o líder e pastor precisa tomar.
O nome escolhido precisa honrar a Deus, e além disso, ser diferente do utilizado por outras igrejas da região, pois caso contrário, o mesmo não será aceito pelo cartório e pela prefeitura.
2.Escolha da contabilidade e consulta de viabilidade
Após a escolha do nome, é preciso contratar um serviço de contabilidade para igrejas que forneça assessoria e orientação em todos os trâmites para o registro da organização religiosa.
Nesse sentido, uma das primeiras ações da contabilidade diz respeito à realização de uma consulta prévia de viabilidade junto aos órgãos competentes para verificar a possibilidade de instalação da igreja no endereço escolhido.
3.Separação dos documentos
Logo em seguida, se fará necessário reunir os documentos exigidos para abertura e legalização de uma igreja, o que inclui:
- RG e CPF de todos os membros da diretoria;
- Comprovante de Residência de todos os membros da diretoria;
- Estado Civil e Profissão dos membros da diretoria;
- Cópia do Carnê IPTU do imóvel escolhido para ser a sede da instituição;
- Ata de Fundação e Estatuto Social da igreja.
4.Registro no Cartório de Pessoas Jurídicas
Após os itens acima, a contabilidade providenciará o registro da Ata de Fundação e do Estatuto Social da igreja perante o Cartório de Pessoas Jurídicas.
O registro em cartório é fundamental para que os demais documentos da igreja possam ser solicitados e liberados.
5.Inscrição no CNPJ junto à Receita Federal
Por sua vez, após o registro no Cartório de Pessoas Jurídicas, será possível obter o CNPJ da igreja.
Este documento é obrigatório e intransferível, não podendo a igreja funcionar com o CNPJ de terceiros, como o de uma convenção, por exemplo.
6.Emissão do Alvará de Localização e Funcionamento
Por fim, assim que toda documentação acima estiver devidamente liberada, a contabilidade solicitará junto à prefeitura, a emissão do Alvará de Localização e Funcionamento.
Assim que este Alvará for emitido, a igreja estará apta para iniciar suas atividades no endereço escolhido, procurando ainda, manter em dia, todas as suas obrigações perante o fisco, com o apoio e orientação da sua contabilidade.
Você já sabe qual a importância do nome da igreja e conferiu um passo a passo para abertura de igrejas no Brasil.
Sendo assim, se você vai abrir ou regularizar uma igreja, independente do Estado ou Município que esteja, conte com o apoio da ICTUS Contabilidade!
Atendemos igrejas de todo Brasil.
Telefone / WhatsApp: (61) 9.8175-6278
E-mail: contato@ictuscontabilidade.com.br