Como se tornar pastor de igreja? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que sonham em contribuir para o evangelho de Cristo através do ministério pastoral.
Em meio a esse tipo de dúvida, a ICTUS Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo e absolutamente imparcial sobre o assunto.
Para saber mais e esclarecer todas as suas dúvidas com relação a este importante tema, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
Pastor precisa de curso de teologia?
Quando o assunto é como se tornar pastor de igreja, muitos questionam se é necessário ter uma graduação em teologia para exercer o chamado e a função pastoral.
Respondendo esse tipo de dúvida à luz da legislação, podemos afirmar que não, pois na legislação, não há qualquer exigência neste sentido.
Contudo, a maior parte das organizações religiosas, espera que os candidatos ao cargo de pastor, busquem o aprofundamento na doutrina e nos ensinamentos bíblicos através da graduação teológica.
Em outras palavras, o que queremos dizer, é que muito embora não exista uma obrigação legal, boa parte das igrejas não consagram seus membros como pastores sem que o mesmo tenha cursado e concluído um curso teológico reconhecido.
A formação em teologia, é fundamental para que o candidato a pastor conheça aspectos importantes sobre a palavra e a doutrina com mais detalhes, aumente sua bagagem de conhecimento e se torne elegível para a função pastoral.
Sendo assim, quando o assunto é como se tornar pastor de igreja, considere começar por uma graduação em teologia.
Lembre-se, que precisamos servir à Deus com excelência, e que para isso, conhecimento sobre a doutrina bíblia é fundamental.
Cursar teologia não é o bastante para se tornar pastor de igreja
Cursar teologia não é o bastante para se tornar pastor de igreja, pois por mais que a graduação teológica seja importante, não é um diploma que o tornará efetivamente um pastor.
O indivíduo interessado em assumir o cargo de pastor, precisa estar disposto a abdicar de várias coisas e dedicar a maior parte do seu tempo para a vida pastoral.
É preciso estabelecer uma intimidade com Deus, buscando diariamente os ensinamentos da sua palavra e uma vida com propósito, oração, vigília e jejum.
Como candidato ao ministério pastoral, você precisa fugir da aparência do mal, aprender dia após dia e se colocar à disposição para cumprir o ide.
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda”
Marcos 16:15
Se tornar pastor de igreja, não pode ser um objetivo por status pessoal, mas um compromisso e uma aliança com Deus e com a sua obra.
Como se tornar pastor de igreja segundo a bíblia
Viva e eficaz, a Palavra de Deus reúne em 1 Timóteo 3, algumas recomendações para quem deseja exercer a função pastoral ou diaconal, e além disso, nos deixa um incentivo:
Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
1 Timóteo 3:1
Um pastor precisa ser manso e irrepreensível: “Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;”
1 Timóteo 3:2
Um pastor precisa ter bons princípios: “Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;”
1 Timóteo 3:3
Precisa governar bem sua própria casa: “Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia.
Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?”
1 Timóteo 3:4,5
Precisa ter bom testemunho: “Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.”
1 Timóteo 3:7
Não devem ser gananciosos: “Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;
Guardando o mistério da fé numa consciência pura.”
1 Timóteo 3:8,9
Precisam ser provados: “E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.”
1 Timóteo 3:10
Por sua vez, é com base neste versículo, que a maior parte das igrejas submetem os candidatos à função pastoral a um período de provação e apenas após esta fase, realizam a consagração do interessado à pastor, por mais que o mesmo tenha formação teológica.
Maridos de uma só mulher: “Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.”
1 Timóteo 3:12
Por fim, Timóteo ainda afirma que aqueles que servirem com excelência, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.
Como se tornar pastor de igreja [Passo a Passo]
Para ajudar e orientar você que chegou até aqui em busca de informações sobre como se tornar pastor de igreja, preparamos um pequeno checklist, confira:
- Converse sobre o seu desejo com o seu pastor e busque a cobertura espiritual do seu líder;
- Ore e entregue este propósito e objetivo nas mãos do Senhor;
- Aprofunde o seu conhecimento da Palavra de Deus e se possível curse teologia;
- Consagre a sua vida e tudo o que fizer à Deus, colocando sua vontade em primeiro lugar;
- Seja irrepreensível em sua conduta e observar todos os ensinamentos bíblicos;
- Submeta-se com humildade ao período de provação da sua igreja;
- Busque aprender com pastores mais experientes;
- Aguarde a sua consagração à função pastoral.
Por fim, uma vez consagrado, procure levar o evangelho conforme as escrituras, sem distorções, prestando conta de tudo à Deus e buscando o Senhor em oração.
Sem dúvida alguma, aquele que é irrepreensível e dedica a sua vida ao evangelho, será abençoado pelo Senhor.
“O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:
A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;”
Romanos 2:6,7
Para mais conteúdos como este, continue acompanhando o blog da ICTUS Contabilidade.
Somos especializados na prestação de serviços contábeis para Igrejas, Convenções de Igrejas e Conselhos de Igrejas.
Telefone / WhatsApp: (61) 9.8175-6278
E-mail: contato@ictuscontabilidade.com.br