Esse artigo é para você que não sabe como divulgar os cultos e eventos da sua igreja!
Nele vamos trazer alguns tópicos com a importância que hoje em dia tem a divulgação através das redes sociais.Então, se você quer saber como divulgar os cultos e eventos da igreja, fique conosco até o final.
1. Entenda a importância de se divulgar os cultos e eventos da igreja

Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas novas! ” (Romanos 10:14,15)
Como pois haveriam boas pregações, se elas não fossem ouvidas?
Esta é uma reflexão que temos que fazer todos os dias, entendendo que mesmo que a palavra que Deus tenha nos dados seja de grande impacto, caso não tenha quem a ouça, não terá efeito. “É como a semente boa que não é lançada à terra, mas permanece no fruto, até morrer”.
2. Entender a importância do digital na divulgação dos os cultos e eventos da igreja
Segundo o portal ‘Terra’ pelo menos 4,14 bilhões de pessoas, ou seja, mais da metade da população mundial, está nas redes sociais. Este número pode até ser um pouco assustador quando paramos para pensar que a metade de todo o mundo está conectado à internet.
Portanto, quando olhamos para o fato de que é uma grande oportunidade que a Igreja tem de falar do amor de Cristo não podemos ficar parados, concorda comigo?
Com isso, se torna importante que a igreja trabalhe de forma eficaz no meio digital, produzindo conteúdos de qualidade e que são realmente relevantes para as pessoas. Como costumo e gosto de falar, o objetivo sempre deve ser, levar a pessoa de um ponto ‘a’ a um ponto ‘b’. Este conteúdo precisa não apenas ser bom, precisa também poder ser visualizado, ouvido e interpretado.
É importante também destacar que a Igreja precisa saber que o meio digital comporta bilhares de pessoas, onde há várias diferenças de gostos, costumes e crenças, sendo assim necessário que sejam feitos estudos aprofundados sobre cada uma das redes sociais.
Então, você deve se perguntar “Devo me tornar um profissional” e a resposta é simplesmente ‘não precisa’, o que podemos aconselhar é que dentro da sua Igreja você convide alguém que tenha facilidade de aprender e também de mexer com tecnologia para poder ajudar.
Portanto, a ICTUS Contabilidade para Igrejas, pensando em uma forma de ajudar neste processo, estaremos disponibilizando no próximo tópico, de forma detalhada os formatos e tempo que cada conteúdo deve ser postado nas redes sociais.
Formatos, tempo e dimensões das redes sociais:
YOUTUBE:
Informações do próprio Google: A proporção padrão para o YouTube em computadores é 16:9. Em algumas proporções, como vídeos verticais de 9:16 em navegadores para computador, o YouTube pode adicionar padding para melhorar a exibição.
Tempo do Vídeo:
Vídeos padrão: Pode ser enviado vídeos de até 15 minutos. Nas contas verificadas, é possível enviar vídeos maiores.
Shorts: Os vídeos para o Shorts devem ser gravados preferencialmente na vertical em proporção 9:16 (vídeos curtos de até 60 segundos).
Resolução e proporções recomendadas para os vídeos PADRÕES:
- 2160p: 3840 x 2160
- 1440p: 2560 x 1440
- 1080p: 1920 x 1080
- 720p: 1280 x 720
- 480p: 854 x 480
- 360p: 640 x 360
- 240p: 426 x 240
Dimensões recomendadas para os vídeos SHORTS:
- 240×426 (240p)
- 360×640 (360p);
- 480 ×854 (480p);
- 720×1280 (720p);
- 1080×1920 (1080p);
- 1440×2560 (1440p);
- 2160×3840 (2160p).
Feed do Instagram
O Instagram aceita imagens quadradas (1:1) quanto retangulares, verticais ou horizontais.
- Dimensão recomendada para fotos quadradas: 1080 x 1080
- Dimensão recomendado para fotos horizontas: 1080 x 566
- Dimensão recomendada para fotos verticais: 1080 x 1350
Stories do Instagram
Os vídeos do stories devem estar na proporção 9:16, com no máximo 15 segundos, e fotos são exibidas por 5 segundos.
- Dimensão recomendada para o stories: 1080 x 1920
Reels do Instagram
Podem ser postados vídeos de 15, 30 ou 60 segundos.
- Dimensão recomendada para o reels: 1080 x 1920
IGTV do Instagram
No IGTV pode ser postado vídeo de até 1 hora. A proporção recomendada é a mesma dos stories, de 9:16.
- Dimensão recomendada para vídeos do IGTV: 1080 x 1920
- Dimensão recomendada para foto das capas dos vídeos: 420 x 624
Feed do Facebook
Os vídeos devem ter o máximo de 240 minutos.
- Dimensão recomendada para posts do Feed (padrão): 1200 x 628
- Dimensão recomendada para posts do Feed (quadrado): 1200 x 1200
- Dimensão recomendada para posts do Feed (vertical): 1000 x 1300
Stories do Facebook
Os vídeos do stories devem ter entre 1 e 15 segundos.
- Dimensão recomendada para o stories do Facebook: 750×1334
- Dimensão recomendada para postagens do WhatsApp: 1200 x 1800
- Dimensão recomendada para prévia de imagens: 500 X 500
Fico muito feliz que tenha lido este conteúdo até o final, esperamos que tenha lhe agregado mais conhecimento e também que este artigo tenha cumprido o objetivo principal de esclarecer e abrir sua mente sobre a oportunidade que a Igreja tem de evangelismo no meio digital.
O que achou deste conteúdo? Se gostou pedimos que comente e compartilhe com seus pastores, líderes e ministros do evangelho, para que mais pessoas possam saber a importância de se divulgar os eventos e cultos da Igreja.
Att: Diogo Alejander (Sócio)