Neste artigo “Usando as redes sociais para o crescimento da Igreja” será explicado como as redes sociais irão te ajudar a impulsionar o crescimento do seu ministério.
As redes sociais hoje em dia são ferramentas importantíssimas para a comunicação e interação de pessoas, na qual se torna uma forma mais fácil e prática delas se aproximarem uma das outras, onde é possível encontrar pessoas da mesma localização, gostos, estilos, objetivos e variados tipos de características semelhantes a do indivíduo.
Como usar as redes sociais na minha Igreja?
Cada rede social tem sua particularidade, o que significa que nem toda rede social é igual. Por isso é importante levar em consideração alguns pontos que farão uma grande diferença quando for usá-las na sua Igreja. Abaixo estarei disponibilizando um breve resumo de algumas redes sociais que normalmente são mais utilizadas.
Facebook para Igreja
O Facebook é considerada a rede social com mais utilizadores do mundo, o que a torna uma ferramenta importante para divulgação, por um simples fato, lá é onde existe um número gigantesco de pessoas, consequentemente existem mais chances de encontrar pessoas interessadas no que você oferece, no caso aqui, uma forma de atrair pessoas para Jesus e as evangelizá-las.

Como devo usar o Facebook
A questão da utilização desta ferramenta irá depender de alguns fatores preponderantes, como por exemplo, qual o público sua igreja mais alcança? Jovens, adultos, crianças ou pessoas da melhor idade?
Normalmente o que se percebe é que no Facebook, quando se diz em relação ao meio gospel evangélico, encontra-se mais utilizadores adultos ou da melhor idade, então caso sua Igreja tenha mais pessoas desta faixa etária dos 35 aos 65+ se torna interessante investir nesta grande ferramenta de comunicação.
YouTube para Igreja
O YouTube é uma rede social muito utilizada por diversas pessoas, independente dos gostos, costumes, tradições e até mesmo da religião, pois dentro desta plataforma os vídeos são criados por pessoas e justamente outras pessoas definem o que querem ou não assistir, basicamente o indivíduo obtém um resultado após realizar uma busca por determinado assunto na ferramenta.

Essa é uma boa ferramenta para se criar autoridade na área de atuação. Atualmente se vê um crescimento considerável de pastores, ministros religiosos e pregadores utilizando o YouTube como uma forma de evangelização, justamente pela facilidade que a plataforma oferece de comunicação mais real com outras pessoas, facilitando também a interação de cristãos que partilham da fé mútua.
Como funciona o YouTube
O YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos e para ter bons resultados é necessário escolher primeiramente qual o público atingir, de que forma, e o mais importante o porquê?
Quando você defini o público, como por exemplo: A sua Igreja quer impactar os jovens de variadas nações através de vídeos, pra isso será necessário um pequeno estudo de como os jovens gostam de se vestir, conversar, gostos e forma de agirem, ai vem a pergunta. Por que tenho que saber como eles se comportam? A resposta é bem simples e prática, se você não souber como eles agem, jamais irão realizar algo que você solicite.
Como impactá-los?
A forma de impactá-los também é muito importante pois será preponderante no crescimento ou não do seu canal no YouTube. Não necessariamente você precisa falar gírias simplesmente por que eles falam, é necessário que você consiga através de formas de segmentação conseguir desenvolver uma interação. Caso você queira podemos estar fazendo um vídeo e/ou um artigo sobre como “tratar o seu público alvo”.
Definição do público alvo
Agora será necessário saber o porquê você quer atingir este público. O público é obviamente o mais importante de tudo, pois é para eles que você deve buscar entregar conteúdos relevantes e de qualidade. Quando você tem um objetivo ou seja você tem uma meta é mais provável que tudo o que for planejado tenha mais êxito, por isso busque saber o que você quer transmitir para essas pessoas, de modo que elas se sintam atraídas pelo seu conteúdo.
WhatsApp para Igreja
O que é o WhatsApp?
WhatsApp é um aplicativo multiplataforma de troca de mensagens e chamadas de voz para smartphones. Além de poderem enviar mensagens de texto, os usuários podem também enviar imagens, vídeos e documentos em PDF, além de fazer ligações grátis por meio de uma conexão com a internet. Existe também o WhatsApp Web, que serve para ser utilizado via desktop.

Como usar o WhatsApp?
O WhatsApp, por ser uma ferramenta muito baseada na comunicação é uma ótima forma para se consolidar a marca da sua Igreja, porém devido ser uma ferramenta onde você conversa com quem te deu o número ou mesmo com quem você pegou o contato, ela não se torna uma ferramenta no qual se deve visar de forma abrangente a propaganda, tanto como paga como orgânica. Contudo o WhatsApp pode ser usado para o redirecionamento para outras redes sociais, como por exemplo o envio de um vídeo para pessoas conhecidas, ou até mesmo para grupos.
Instagram para Igreja
O que é o Instagram?
Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, que permite colocar filtros digitais e compartilhá-los em outras redes sociais, como Facebook, Tumblr, Twitter e Flickr.

Como usar o Instagram?
O instagram é uma boa ferramenta para propagandas, porém, caso prefira começar com propagandas orgânicas ou seja propagandas gratuitas é preferível que utilize esta ferramenta para “Contar história”. Como assim contar uma história? O sentido é que você precisa deixar marcado momentos, como por exemplo: Vai ter um evento na sua Igreja exclusivo para mulheres, neste dia é interessante que você tire fotos, faça vídeos, caso você se sinta confortável pode fazer uma Live no Instagram e publicar storys. Isso fará com que as pessoas comecem a interagir (curtir, compartilhar, comentar e etc…)
Conclusão sobre o uso das redes sociais para Igrejas
As redes sociais são importantíssimas para o crescimento de sua Igreja, então aconselhamos que invista tempo nelas, caso tenha dificuldades de utilizá-las peça a um discípulo ou membro da Igreja que possui mais conhecimento com softwares para começar administrar elas. Caso tenha que ser o senhor(a) mesmo não se preocupe estaremos postando mais conteúdos que irão te ajudar.
A ICTUS Contabilidade para Igrejas criou este artigo “Usando as redes sociais para o crescimento da Igreja” porque visamos o crescimento de sua Igreja e ministério, mas precisamos enfatizar que, para que o crescimento da sua Igreja ocorra é necessário estar de acordo com a lei, caso sua Igreja nunca tenha feito contabilidade clique neste link e entenda o porquê sua Igreja precisa fazer contabilidade.
Gostou deste conteúdo deixe seu comentário, caso queira mais conteúdos relacionados ao crescimento de sua Igreja através das redes sociais deixe nos uma mensagem abaixo ou entre em contato conosco através do número (61) 9.8272-0033.
Artigo atual: Usando as redes sociais para o crescimento da Igreja
Artigo anterior: Minha Igreja nunca fez Contabilidade. O que faço agora?
Diogo Alejander – Marketing e Comunicação