O pastor presidente pode ser o tesoureiro da igreja? Essa é uma dúvida muito comum entre pastores e líderes de ministério, principalmente nas pequenas igrejas, onde o número de membros ainda é reduzido.
Sabendo disso, a ICTUS Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em igrejas, decidiu preparar um conteúdo completo e esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto.
Para saber mais e ficar por dentro de tudo que está diretamente relacionado ao tema, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
Quem pode ser tesoureiro de uma igreja?
Muitas pessoas acreditam que para ser tesoureiro da igreja, é preciso ter formação em áreas como administração, finanças e contabilidade. Contudo, a menos que esteja previsto no estatuto social, esse tipo de exigência não existe.
Na prática, qualquer membro da igreja pode ser escolhido como tesoureiro. O mais importante, é que o membro escolhido para a função, tenha boa reputação e seja uma pessoa de confiança do pastor e da igreja.
Contar com um tesoureiro de confiança é fundamental, afinal, este irmão ou irmã, ficará responsável por zelar pelo caixa da igreja, incluindo:
- Controle de entradas e saídas;
- Agendamento e pagamento de despesas;
- Elaboração de relatórios para prestação de contas.
Pastor presidente pode ser o tesoureiro da igreja?
Em igrejas menores, onde ainda não há uma estrutura de cargos bem definida, é comum que os pastores não tenham uma pessoa de confiança para a tesouraria, e com isso, cogitem acumular as funções de presidente e tesoureiro.
No entanto, diante deste contexto, precisamos alertar que normalmente, os cartórios exigem que as diretorias das igrejas tenham no mínimo 6 membros, assim distribuídos:
- Presidente;
- Vice-Presidente;
- 1º Tesoureiro;
- 2º Tesoureiro;
- 1º Secretário;
- 2º Secretário.
Contudo, existem exceções e em algumas regiões do país, é possível constituir diretorias menores, com membros acumulando diferentes cargos.
Sendo assim, podemos concluir que o pastor presidente pode ser o tesoureiro da igreja, desde que o cartório de pessoas jurídicas da sua região aceite o acúmulo dos cargos de presidente e tesoureiro.
Entretanto, mesmo que o cartório autorize, essa pode não ser a melhor decisão em termos de transparência e gestão, já que alguns membros podem começar a desconfiar da forma com a qual os recursos dos dízimos e ofertas estão sendo gerenciados.
O ideal é que a igreja constitua uma diretoria completa, composta por presidente, vice, tesoureiros e secretários, e a depender do tamanho da organização, por um conselho fiscal.
Como uma diretoria completa, o pastor presidente não fica sobrecarregado, e além disso, a gestão da igreja e sua transparência melhoram.
Esposa do pastor pode ser tesoureira da igreja?
Sim. A esposa do pastor pode ser tesoureira da igreja, desde que isso não gere desconfiança entre os demais membros.
Por sinal, para o pastor, pode ser muito positivo contar com sua própria esposa, ou seja, uma pessoa da sua plena confiança na tesouraria, tendo em vista a natureza e importância do cargo.
No entanto, mesmo existindo tal possibilidade, muitos líderes e pastores optam por colocar outros irmãos no cargo de tesoureiro, visando assim, evitar qualquer tipo de comentário ou suspeita negativa por parte dos demais membros da igreja.
Pastor presidente pode ser o tesoureiro da igreja: quais são as funções do tesoureiro?
O tesoureiro ocupa um dos cargos mais importantes dentro de uma igreja e acumula atribuições que exigem grande credibilidade, incluindo:
- Manter em contas bancárias, juntamente com o pastor presidente, os recursos financeiros da igreja;
- Assinar com o presidente, os cheques e ordens de pagamento;
- Efetuar pagamentos autorizados e registrar os recebimentos;
- Supervisionar o trabalho da tesouraria e contabilidade;
- Apresentar ao conselho fiscal, balancetes semestrais e balanço anual;
- Fazer anualmente a relação dos bens da organização, apresentando-a quando solicitado em assembleia geral;
- Apresentar relatórios relativos ao seu departamento.
Diante das atribuições listadas, é esperado que a pessoa escolhida tenha bom domínio em informática e também em gestão financeira, mesmo que não tenha formação na área.
Características importantes para um bom tesoureiro
Um bom tesoureiro é aquele que se apresenta capaz de cumprir os ensinamentos bíblicos, dentre os quais, podemos destacar:
Aptidão moral: Um tesoureiro com boa moral, não cometerá qualquer ato que desagrade a Deus ou aos bons costumes e zelará pelos recursos financeiros da igreja da melhor forma possível.
Veja o que diz Êxodo 18:21:
“E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta, e maiorais de dez; ”
Boa reputação: Para evitar qualquer tipo de suspeita, é fundamental que o tesoureiro tenha boa reputação, conforme recomenda Atos 6:3:
“Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.”
Honestidade: A honestidade também é uma característica fundamental para o bom tesoureiro, que além disso, não deve ser ganancioso, para não cair em tentação.
Veja o que diz 1 Timóteo 3:8-9:
“Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;”
“Guardando o mistério da fé numa consciência pura.”
Quanto é o salário de um tesoureiro de igreja?
Quando a dúvida é se pastor presidente pode ser o tesoureiro da igreja, muitos também perguntam se a função é remunerada e quanto deve ganhar um tesoureiro.
Diante disso, precisamos esclarecer que o tesoureiro não precisa ser necessariamente remunerado, podendo exercer a função por amor à obra de Cristo na terra.
No entanto, não há nada que impeça as igrejas de remunerar o tesoureiro com um valor justo para com as suas atribuições.
Por fim, apenas como parâmetro, vale destacar que de acordo com o Vagas.com, na iniciativa privada um tesoureiro ganha em média R$ 2.122,00 mensais.
Ficou com alguma dúvida?
Clique aqui e faça sua inscrição no curso de tesouraria para igrejas da ICTUS ou entre em contato conosco:
Telefone / WhatsApp: (61) 9.8175-6278
E-mail: contato@ictuscontabilidade.com.br