Como proteger a igreja de roubos? Em meio a falta de segurança das cidades brasileiras, até as igrejas estão virando alvo de pessoas interessadas em roubar objetos de valor, como por exemplo: equipamentos de som, televisores e instrumentos musicais.
Em meio a isso, muitos líderes e pastores estão buscando formas de aumentar a segurança e proteger suas igrejas da ação de ladrões. Se isso é o que trouxe você até aqui, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Neste conteúdo, a ICTUS Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em igrejas, separou uma série de dicas de segurança que você pode colocar em prática.
1.Invista em sistemas de segurança
O primeiro passo para proteger a igreja de roubos é investir em sistemas de segurança. Existem diversas opções e recursos disponíveis no mercado, incluindo:
- Câmeras de vigilância: Instale câmeras de segurança em locais estratégicos, como entradas, saídas e locais onde ficam objetos de valor. Esses dispositivos evitam ações criminosas e ao mesmo tempo registram atividades suspeitas.
- Alarmes: Sistemas de alarme conectados a uma central de segurança podem desencorajar tentativas de invasão e alertar as autoridades rapidamente.
- Visão noturna e detecção de movimento: As câmeras equipadas com infravermelho capturam imagens nítidas mesmo em condições de pouca luz. Além disso, a detecção de movimento pode enviar alertas instantâneos em caso de atividades suspeitas.
- Acesso remoto: Muitos sistemas de câmera atuais permitem o acesso remoto através de smartphones ou computadores, possibilitando que os responsáveis pela igreja monitorem a situação em tempo real, de qualquer lugar.
- Sensores: Os sensores de porta e janela são acionados quando alguém tenta entrar sem autorização.
- Cerca elétrica: Uma cerca elétrica é uma barreira física que desencoraja potenciais invasores, pois qualquer tentativa de escalar ou cortar a cerca resultará em um choque elétrico e acionamento do alarme.
Na prática, quando o objetivo é proteger a igreja de roubos, quanto maior o número de itens de segurança, melhor.
2.Invista na iluminação de áreas externas
Outra estratégia importante para proteger a igreja de roubos é investir na iluminação de áreas externas, já que locais com pouca iluminação facilitam a vida dos ladrões.
- Áreas bem iluminadas costumam inibir a ação de invasores ou vândalos, uma vez que a visibilidade aumentada eleva o risco de serem detectados e reconhecidos.
- A iluminação uniforme e adequada minimiza sombras e cantos escuros onde alguém pode se esconder, esperando o momento certo para agir.
- Câmeras de segurança se beneficiam de uma boa iluminação. Com luz suficiente, as gravações tendem a ser mais nítidas, facilitando a identificação de pessoas ou atividades suspeitas.
Levando os itens acima em consideração, contrate um eletricista para instalar lâmpadas de led, refletores e outros dispositivos que possam melhorar a iluminação externa da igreja.
3.Contrate segurança profissional
A depender do porte ou localidade da igreja, pode ser viável e necessária a contratação de segurança profissional.
A contratação de segurança profissional pode ser um investimento muito importante para as igrejas, oferecendo várias vantagens que vão além da simples presença de guardas.
- Indivíduos mal-intencionados buscam alvos fáceis, sendo assim, a simples presença de um segurança profissional pode evitar a ação de ladrões.
- A segurança profissional pode garantir proteção contínua, mesmo fora dos horários de culto ou eventos, protegendo a propriedade contra vandalismo ou tentativas de invasão.
- Muitas empresas de segurança oferecem serviços de avaliação de riscos, identificando potenciais vulnerabilidades nas instalações da igreja e sugerindo medidas corretivas.
4.Reforce portas e janelas
Quando o objetivo é proteger a igreja de roubos, reforçar portas e janelas também pode ser uma excelente estratégia.
- Portas sólidas: Opte por portas feitas de materiais resistentes, como madeira maciça ou metal. Evite portas com grandes janelas de vidro, pois elas podem ser facilmente quebradas.
- Fechaduras de segurança: Invista em fechaduras de alta qualidade, preferencialmente com múltiplos pontos de travamento. Considerando a tecnologia atual, pode-se também pensar em fechaduras eletrônicas ou biométricas.
- Travas adicionais: Além da fechadura principal, adicionar travas de segurança nas portas e janelas aumenta a dificuldade de arrombamento.
- Janelas com grades de segurança: Grades de metal proporcionam uma camada adicional de proteção, especialmente para janelas no térreo ou em locais mais escondidos.
5.Evite manter dinheiro guardado na igreja
Guardar o dinheiro de dízimos e ofertas na igreja é uma prática que deve ser evitada, pois caso essa informação chegue a pessoas mal-intencionadas, a igreja poderá ser invadida e roubada.
- Depósitos frequentes: Estabeleça uma rotina de fazer depósitos bancários regularmente, preferencialmente logo após coletas ou eventos que geram mais receitas. Isso minimiza o montante disponível na igreja.
- Controles internos: Implemente processos contábeis robustos. Tenha pelo menos duas pessoas responsáveis por contar e documentar as ofertas para garantir a transparência e a integridade do processo.
- Segurança durante a coleta: Durante eventos e coletas, considere ter guardas ou voluntários de segurança acompanhando as pessoas responsáveis por coletar e armazenar temporariamente o dinheiro.
- Cofres: Se for necessário manter algum dinheiro na igreja, use um cofre de alta qualidade, fixado em um local estratégico, preferencialmente em uma área trancada e monitorada.
- Meios digitais: Para evitar e reduzir os riscos associados à movimentação de dinheiro em espécie, muitas igrejas já estão começando a aceitar dízimos e ofertas por meios de pagamento digital, como o PIX.
Ao seguir todas as dicas apresentadas acima, você vai conseguir proteger a igreja de roubos e da ação de indivíduos mal-intencionados.
Conheça a ICTUS Contabilidade
Após conferir uma série de dicas para proteger a igreja de roubos, convidamos você para conhecer a ICTUS Contabilidade.
Se você procura uma contabilidade especializada em igrejas, saiba que você pode contar com o suporte do nosso time. Conheça alguns dos nossos diferenciais:
- Somos especializados: Somos uma contabilidade digital, moderna e especializada na prestação de serviços contábeis para igrejas evangélicas.
- Professamos a mesma fé: Nossa diretoria é formada por pastores e os demais colaboradores são cristãos confessos, que partilham da mesma fé de nossos clientes, podendo assim, entender seus anseios, linguagens e expectativas.
- Mais de 15 anos de mercado: Desde de 2007 prestamos serviços contábeis para igrejas evangélicas, com clientes em todos os estados do país.
- Atendemos todo país: Como somos uma contabilidade digital, não há necessidade de a igreja estar na mesma cidade de um dos nossos escritórios (atendemos todo Brasil).
Telefone: (61) 9.8175-6278
E-mail: contato@ictuscontabilidade.com.br