A Contabilidade para Igrejas é um dos serviços da ICTUS Contabilidade, formulado para atender especialmente as Igrejas Evangélicas.
Através de nossa experiência acumulada em décadas na área contábil, criamos uma forma particular para atender e trabalhar com Pastores, Igrejas Evangélicas, ONGs Evangélicas e Escolas Evangélicas.
Nosso objetivo neste artigo é trazer e debater sobre os passos necessários para abrir uma igreja. Lembrando que quem escreve este artigo é um contador e também pastor, trazendo não apenas o aspecto legal, mas também o espiritual.
Para abrir uma igreja de forma correta, deve-se seguir os seguintes passos:
1 – Tenha uma de direção clara de Deus para abrir uma nova igreja;
2 – Receba da parte de Deus a estratégia evangelística para sua igreja;
3 – Contrate um contador para lhe orientar no que for necessário para abertura;
4 – Busque de Deus um nome para sua denominação;
5 – Busque em Deus quem irá compor a diretoria;
6 – Localize um espaço físico para funcionar o templo;
7 – Abra juridicamente a igreja com a ajuda do contador.
Discorramos abaixo sobre os passos acima, explicando-os de forma mais detalhada:
Tenha uma Direção

Quantas igrejas são abertas pelo país a fora e em poucos meses deixam de existir, fechando seus templos?! Muitas! Basta andar pela cidade, principalmente capitais, que percebemos isto.
Creio que boa parte destas igrejas quem abrem e fecham em pouco tempo, foram ou são fundadas por pastores que não tinha recebido da parte de Deus uma visão clara para abrirem seus próprios ministérios. Ao pesquisar mais a fundo, percebe-se que muitas destas igrejas foram abertas fruto de divisão, não podendo assim, ter como Deus abençoar, algo contrário a Palavra. Sabemos pela Bíblia que o pecado de rebelião é semelhante ao de feitiçaria.
Receba de Deus a Estratégia
Muitas igrejas que são abertas em pouco tempo necessitam fechar as portas, porque não conseguem pagar suas despesas, como por exemplo, gasto com aluguel.
Mas como Deus mandaria abrir algo, sem dar a estratégia para este algo crescer?!
Não basta apenas ter a visão clara de Deus para abrir uma igreja, mas também como ela irá funcionar, cumprindo a Grande Comissão.

Contrate uma Contabilidade
Muitas vezes esquecemos que apesar de ter sido Moisés quem recebeu de Deus a visão do tabernáculo, não foi ele quem construiu.
É o pastor que recebe a visão para edificar uma igreja, mas é um contador, que tem conhecimento especializado que o ajuda no processo de abertura e manutenção dos registros legais, como Estatuto; Ata de Fundação; CNPJ; Alvará; Licenciamento etc.
Não bastar ser qualquer contador, há necessidade de contratar um contador especializado no seguimento de igreja.
A ICTUS Contabilidade para Igrejas, por ser especializada em atendimento a igrejas evangélicas, tem pessoal e recursos para ajudar os pastores no processo de abertura e legalização de suas igrejas.

Busque um Nome
O próximo passo, após contratar o contador, é buscar da parte de Deus um nome para o ministério.
Este nome deve transmitir o Rhema de Deus pelo qual esta nova igreja local irá contribuir para o corpo de Cristo alcançar sua missão.
O nome vai transmitir para quer esta igreja nasceu e existe.
Diretoria
Diretoria é como casamento, devemos escolher corretamente para depois não haver divórcio.
Quem irá compor a diretoria conosco, deve ter o mesmo espírito, visão e coração, para que não haja brecha para divisão.
A maioria dos casos de divisão que sabemos, ocorreram a partir de pessoas que faziam parte juridicamente da diretoria junto com o pastor principal.
Como Jesus orou para escolher seus 12, pessoas de confiança, nas quais iriam investir sua vida, da mesma maneira, devemos orar e receber da parte de Deus, orientação de quem vai compor nossa diretoria no quadro jurídico da igreja.
Ache um Espaço para o Templo
O ponto de referências para os discípulos e cidade sobre uma determinada igreja é seu templo físico. Inclusive confunde-se no vocabulário o templo, chamando de igreja, uma vez que, a igreja não é o local de quadro paredes.
Deve-se buscar também nesta hora a ajuda do contador, antes que se feche qualquer contrato de aluguel ou compra. Pois pode ser que haja algum impedimento, dentro da lei de zoneamento da cidade, para em determinado lugar funcionar um templo de igreja. Vencido este primeiro aspecto, deve-se levar em consideração os outros: cabe no orçamento; é bem localizado; é seguro em sua construção; atender o número de discípulos; tem salas para o ministério infantil etc.
Abra Juridicamente a Igreja
Na legislação de nosso país é obrigatório que uma igreja antes de começar a funcionar seja aberta juridicamente com seus respectivos registros nos órgãos competentes. Nesta hora se faz necessário também a ajuda de um contador, principalmente especializado em igreja, para que possa assessorar o pastor na elaboração da Ata de Fundação e Estatuto; obtenção do cartão de CNPJ; obtenção do registro municipal (quando houver); registro municipal da placa externa (quando houver); registro da marca e logomarca denominacional; obtenção do alvará e licenciamento; certificado digital para a igreja; escrituração contábil dos registros da tesouraria; entrega das obrigações legais etc.

Nós da ICTUS Contabilidade para Igreja existimos para lhe atender da melhor forma possível.
Entre agora em contato conosco por aqui (site), clicando no botão do WhatsApp que aparece em sua tela ou preenchendo nossa proposta de orçamento.
E-mail: contato@ictuscontabilidade.com.br
WhatsApp: (61) 9.8175-6278.
Caso prefira disponibilizamos também abaixo um vídeo explicativo sobre Abertura de igreja. Havendo qualquer dúvida entre em contato conosco.