Qual o objetivo com este artigo?
O assunto Estatuto de Igreja é muito vasto, demanda que fosse escrito vários artigos ou mesmo um artigo muito longo. Mas nosso objetivo aqui é fazer algumas considerações sobre o assunto, prevendo escrever no futuro um artigo maior e mais completo sobre este tema.
Modelo de estatuto para Igreja
Existe algum modelo padrão para Estatuto de Igreja?
Não, na verdade existem requisitos mínimos previstos em legislação para que se tenha em um Estatuto, mas não um modelo padrão. Cada igreja deve possuir um Estatuto próprio, que atenda a legislação, como também traga seu “DNA Ministerial”, estabelecendo suas crenças, doutrinas e forma de funcionamento.
Elaboração do estatuto da Igreja
Estatuto é o Único Documento a ser Registrado pela Igreja?
Não. Existem outros documentos além do Estatuto a serem elaborados e registrados para se considerar uma igreja aberta juridicamente, como: Ata de Fundação e CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
Qualquer Pessoa Consegui Elaborar um Estatuto?
Nem sempre. Por demandar um conhecimento mais técnico, um Estatuto de igreja costuma ser elaborado normalmente com a ajuda de um contador especializado na área.
Escrevemos aqui no site um outro artigo intitulado “Abertura de Igreja – Entenda todo o Processo” (https://ictuscontabilidade.com.br/abertura-de-igreja-entenda-todo-o-processo/) no qual escrevemos algo sobre Estatuto nestes mesmo artigo. Passe lá e leia o que escrevemos sobre o assunto!
Se após ler este artigo você desejar conhecer nossos serviços contábeis para igrejas evangélicas, entre em contato conosco por meio de um dos nossos canais que se encontram em https://ictuscontabilidade.com.br/entre-em-contato/.
Artigo atual: Algumas Considerações sobre Estatuto de Igreja
Artigo anterior: Como Gerir Financeiramente a Minha Igreja
David Efraim – Contador e Pastor