Um pastor na hora de escolher um tesoureiro para sua igreja, precisa ter bem claro em sua mente parâmetros, que permitam não aceitar qualquer pessoa para o cargo, mas aquela que seja a mais capacitada para missão.
1 – O Tesoureiro precisa ser uma pessoa de confiança
O primeiro parâmetro para escolha de um tesoureiro é que o mesmo tem que ser uma pessoa de confiança.
Por se tratar de uma área que se mexe com dinheiro, a pessoa que vai ser responsável por ela, precisa ser alguém que já foi testado quanto a sua confiabilidade, para assim, evitar casos de desvio e roubo de recursos.
2 – O Tesoureiro não pode ser avarento, amante do dinheiro
O segundo parâmetro para se escolher um bom tesoureiro é que o mesmo não pode ser avarento, amante do dinheiro, materialista, pois quanto menos for, será menos tentado em roubar e desviar dinheiro da Tesouraria.
3 – O Tesoureiro precisa ser competente no que faz
O terceiro parâmetro precisa ser a preparação técnica para o cargo.
Um tesoureiro precisa estar apto para desenvolver sua função no que se refere as demandas que o cargo exige, como: saber contar; mexer com planilhas; manusear computadores; assessorar o pastor com um consultor etc.
4 – O Tesoureiro precisa ter tempo disponível para a função
O último parâmetro seria a disponibilidade de tempo para executar as tarefas da tesoureira. Muitos possuem interesse e até os outros parâmetros, mas não possuem tempo, em virtude das diversas tarefas que executam na vida como: trabalho, estudos e família. Um bom tesoureiro precisa ter tempo para executar sua função com êxito.
Se após ler este artigo você desejar conhecer nossos serviços contábeis para igrejas evangélicas, entre em contato conosco por meio de um dos nossos canais que se encontram em https://ictuscontabilidade.com.br/entre-em-contato/.
Artigo atual: Como Escolher um Tesoureiro para sua Igreja?
Artigo anterior: Usando as redes sociais para o crescimento da Igreja
David Efraim – Contador e Pastor