Como dirigir um culto? Essa é uma dúvida muito comum entre pastores que estão iniciando a sua jornada e também entre irmãos que são convidados para dirigir uma reunião.
Sabendo disso, separamos algumas dicas que podem ajudar você a vencer a ansiedade e o nervosismo para cumprir com sabedoria e sem complicação a missão que lhe foi concedida.
Para saber mais, esclarecer suas dúvidas e adquirir uma boa dose de coragem, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
A ICTUS Contabilidade é especializada na prestação de serviços contábeis para Igrejas, Convenções de Igrejas e Conselhos de Igrejas, é presidida por pastores com experiência à frente de ministérios e pode ajudar você.
Como dirigir um culto [Passo a Passo]
Não existe uma regra geral que determine uma sequência obrigatória para a direção de um culto. O mais importante na prática, é que ele seja guiado pelo Espírito Santo.
No entanto, para que você tenha uma direção a seguir, preparamos um passo a passo com os momentos que normalmente compõem um culto evangélico.
Confira este passo a passo, mas não fique rigorosamente preso a ele, pois o mais importante quando o assunto é como dirigir um culto, é levar a mensagem, estabelecer um momento de comunhão e também de louvor e oração à Deus.
1.Inicie com uma oração
Quando o assunto é como dirigir um culto, normalmente os pastores iniciam com uma oração, onde convidamos o Espírito Santo para se fazer presente em nosso meio, pedindo ainda a Deus, que ajude na direção do trabalho e tome o lugar que lhe é por direito.
A oração inicial pode ser realizada pelo próprio responsável pela direção do culto ou por um irmão convidado para este momento.
2.Louvor e Adoração à Deus
Na sequência, o pastor ou irmão responsável por dirigir o culto deve conceder a palavra para o ministério de louvor, que ficará responsável em prestar um momento de adoração a Deus, levando toda igreja a uma adoração genuína ao Senhor.
Apesar de não ser um item obrigatório, é interessante que os hinos a serem entoados guardem alguma relação com a palavra que será ministrada logo em seguida, abrindo o coração dos irmãos para os ensinamentos que estão por vir.
3.Como dirigir um culto: momento do ofertório
Normalmente, no momento entre o louvor e a palavra, as igrejas fazem o momento do ofertório, dando oportunidade para que os irmãos entreguem seus dízimos e ofertas para sustento da igreja e manutenção das suas obras sociais.
Uma das passagens bíblicas mais utilizadas neste momento é a de Malaquias 3:10
“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.”
4.Oração e Palavra
Após o ofertório, deve ser feita uma oração para entrega das ofertas a Deus e também para que o Espírito Santo venha conduzir a palavra, de forma que a mesma venha alcançar o íntimo dos irmãos presentes.
Após a leitura, o pastor ou irmão responsável por dirigir o culto deve fazer uma explanação clara sobre o tema tratado, permitindo que todos que estão participando do culto tenham perfeita compreensão da mensagem que está sendo transmitida.
Observe os exemplos presentes nas parábolas que Jesus contava para os discípulos e para a multidão. Uma linguagem clara, com exemplos práticos e que conseguia atrair a atenção de todos.
5.Oportunidade para os Grupos
Caso exista algum grupo para se apresentar, como um coral ou grupo de teatro, é importante reservar um espaço na ordem do culto para a apresentação dos grupos.
Assim como a Palavra, as demais formas de culto e adoração a Deus também são importantes e não podem ser subestimadas. Em muitos casos, uma peça teatral ou um louvor pode tocar as pessoas de maneira profunda.
6.Como dirigir um culto: oração e convite ao arrependimento
Por fim, quando falamos em como dirigir um culto, o responsável pela direção da reunião deve fazer uma oração de agradecimento e convidar todos aqueles que estão afastados ou que ainda não aceitaram Jesus como seu único e suficiente salvador ao arrependimento.
Ore pelos arrependidos e que estão entregando suas vidas a Jesus, acolha-os e convide aqueles que ainda não são membros, a voltar no próximo culto e fazer parte da igreja.
Após este momento, você pode deixar algum recado importante e derramar a benção apostólica para que todos retornem em paz e segurança para suas casas.
A bênção apostólica está registrada em 2 Coríntios 13:13
“A graça de nosso Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês”.
Como dirigir um culto: cuidados importantes
Quando o assunto é como dirigir um culto, é muito importante levar em consideração o que está escrito em 1 Coríntios 14:40, que diz o seguinte: “Mas tudo deve ser feito com decência e ordem.”
Por isso, salvo nas vigílias e em outras situações especiais guiadas pelo Espírito Santo, não se recomenda que os cultos tenham mais de duas horas de duração, pois em reuniões muito longas, aqueles que deveriam ser levados ao arrependimento podem acabar saindo antes do apelo final.
Além disso, é muito importante que a hora prevista para início e fim da reunião seja rigorosamente observada e respeitada, pois isso faz parte dos princípios de ordem do culto.
Na prática, dirigir um culto não é algo tão complicado, quanto parece, desde que o pastor ou irmão que receber a graça desta responsabilidade, procure se colocar na presença do Senhor, já que um bom culto deve ser guiado pelo Espírito.
Dito isso, encerramos este conteúdo e esperamos que com ele tenhamos contribuído e esclarecido suas dúvidas.
Continue conferindo os conteúdos do nosso blog e conheça a ICTUS Contabilidade, somos especializados na prestação de serviços contábeis para Igrejas, Convenções de Igrejas e Conselhos de Igrejas.
Telefone / WhatsApp: (61) 9.8175-6278
E-mail: contato@ictuscontabilidade.com.br